5 dicas para melhorar a logística da sua empresa

Redação Latino Cargas
Em:  
Logística
Escrito por
Redação Latino Cargas

Melhorar a logística pode ser um fator determinante para o sucesso da sua empresa. Afinal, oferecer bons produtos já não é mais suficiente para garantir a satisfação.    

As empresas que produzem e vendem produtos sabem como é importante garantir a segurança e rastreabilidade das mercadorias em todas as fases. Normalmente, essa organização interna é feita pelo setor de logística, que visa criar processos efetivos, para que os prazos e metas sejam alcançados com qualidade. Caso esse setor não esteja bem organizado, há impactos na satisfação do cliente, que pode, inclusive, comprometer as vendas. 

Ao investir neste setor, as empresas conseguem aumentar a sua eficiência produtiva e desenvolver vantagens em relação aos concorrentes. Portanto, uma boa gestão da cadeia de suprimentos ajuda no desenvolvimento de vários outros setores. Para entender melhor o assunto e conferir algumas dicas, leia o conteúdo até o final. 

Qual a importância do setor de logística para a empresa? 

Logística é um conjunto de métodos e ferramentas que permite a organização do serviço de distribuição de bens, sejam eles matéria-prima ou produto final. As atividades logísticas são a ponte entre a produção e a entrega do produto ao consumidor e seu objetivo é fazer essa ligação no menor tempo possível e com um custo reduzido. Dentro de uma indústria, por exemplo, esse setor tem atividades relacionadas aos departamentos de compras, transporte, produção, armazenamento e manutenção. 

Embora a importância desse setor seja desconhecida pelos clientes finais, é por meio dele que toda a gestão ocorre. Assim, a área da logística é responsável por desenvolver rotas de entregas, realizar negociação com fornecedores, melhorar tempo de entrega e garantir que os processos ocorram dentro dos custos previstos. 

Portanto, independentemente do tamanho da empresa, é importante reconhecer e valorizar o trabalho do setor de logística. Sua atuação, além de extremamente importante, é desafiadora. Afinal, essa área deve buscar o equilíbrio entre a satisfação do cliente e a garantia dos processos internos dentro do prazo e custos previstos.

5 dicas para melhorar a logística da empresa 

Agora que você já entendeu o papel que essa área tem, confira 5 dicas para melhorar o desempenho do setor. 

1. Faça um bom controle de produtos/cargas

Primeiramente, todos os processos, desde a produção até a entrega, devem estar mapeados. Somente dessa forma os gestores de logística conseguirão fazer um controle da produção e evitar erros/problemas.

Quando esse controle não é realizado de forma eficiente, os erros de fabricação, por exemplo, podem ser percebidos apenas no momento da entrega, impactando negativamente várias áreas. Além disso, um bom supply chain é feito de muitos dados e informações, assim, amplia-se a capacidade de negociação com fornecedores de custos e prazos.

2. Utilize um bom sistema de gerenciamento 

Como explicamos acima, os números e as informações são o ponto de partida para o gestor entender o que é preciso para o processo ser desenvolvido. Dessa forma, é necessário utilizar sistemas específicos que facilitem o gerenciamento da produção e a entrega das mercadorias. Afinal, tanto a falta de produtos quanto o excesso deles nas organizações são problemáticos. 

Por isso, ao utilizar um bom sistema, o gestor consegue acompanhar a evolução do uso das matérias-primas, sabendo o momento exato de entrar em contato com o fornecedor. Além disso, é importante compartilhar esse sistema com as pessoas envolvidas nos processos. Assim, é possível que haja sincronia e entendimento do que é necessário em cada fase. 

3. Integre as equipes

A integração das equipes garante uma boa gestão em toda a cadeia. Essa organização pode ser realizada com a ajuda de softwares específicos para isso. Dessa forma, é possível que o gestor organize fluxos de entradas e saídas e delegue ações para cada colaborador da empresa. 

Ademais, a integração permite planejar melhor os custos de operações e investimentos, dando um panorama geral de como anda a empresa. Com isso, é possível prever cortes e investimentos a curto, médio e longo prazo. Essa integração é necessária para que todo o trabalho seja realizado em prol de objetivos únicos. 

4. Estabeleça indicadores de desempenho 

Sem indicadores de desempenho, os chamados KPIs, fica difícil para a equipe de logística mensurar o que está indo bem ou não. Essas métricas são fundamentais para todos os setores da empresa, mas, na logística, são esses dados que garantem que os processos estarão sendo realizados no menor tempo e com o menor custo. 

É possível utilizar vários indicadores, veja os mais comuns: 


  • Tempo e número de entrega;
  • Custo por item produzido;
  • Qualidade do produto;
  • Taxa de extravio;
  • Satisfação do cliente.

5. Tenha bons parceiros no setor de transporte 

Para desenvolver o setor de transporte e logística, é necessário contar com bons parceiros. Sabemos que nem todas as empresas possuem frota própria para realizar entregas. Por isso, nesses casos, é fundamental encontrar uma transportadora que atenda as rotas necessárias, bem como ofereça serviço de qualidade. 

No ramo da indústria, por exemplo, há a necessidade de envio de cargas refrigeradas, perigosas, especiais ou indivisíveis e nem todas as empresas de transporte tem experiência para oferecer esse serviço. Além disso, há o gerenciamento de riscos, como atraso nas entregas, roubo de cargas, acidentes ou avarias nos produtos.

Dessa forma, podemos concluir que o setor de logística tem um papel central nas ações da empresa e que é importante que essas ações sejam sempre otimizadas a fim de trazer benefícios e agregar valor à empresa. 

Se você quer melhorar a logística da sua organização, mas está com dificuldade em encontrar bons parceiros de transporte, você precisa conhecer a Latino Cargas. Nós temos experiência no transporte rodoviário de cargas no Mercosul e criamos soluções logísticas para a cadeia de suprimentos internacional. Para saber mais, entre em contato conosco e faça uma cotação! 

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.