5 vantagens de agregar caminhão em uma empresa

Redação Latino Cargas
Em:  
Terceirização
Escrito por
Redação Latino Cargas

O caminhoneiro autônomo, que possui o seu próprio caminhão, geralmente, depende de ferramentas online ou agenciadores de cargas para captar fretes no mercado. Para não depender da sorte e ter mais segurança, alguns preferem agregar caminhão em uma empresa.

O caminhoneiro agregado é o profissional que fideliza o seu trabalho junto a uma empresa. Porém, o acordo acontece sem vínculo empregatício e o caminhoneiro é o proprietário do veículo.

Caso você esteja pensando em agregar o seu caminhão, elencamos 5 vantagens de agregar caminhão em uma transportadora.

5 vantagens de agregar caminhão em uma empresa

1. Previsibilidade de cargas e receita recorrente

Apesar de não ser um funcionário contratado da empresa, o caminhoneiro agregado pode se planejar quanto aos seus ganhos, pois muitas vezes o frete é fechado com antecedência.

Muitas empresas até mesmo criam rotas e rotinas para otimizar o trabalho do profissional agregado. Com isso, o caminhoneiro pode ter uma previsibilidade de receita, gerando mais segurança na hora de realizar investimentos.

Já, para o motorista autônomo, esse cenário é indefinido. Pois, não há certeza na regularidade dos serviços prestados – também precisa ficar dependente de ferramentas de fretes ou de agenciadores de cargas. Principalmente, para fretes de retorno.

2. Mais liberdade

Agregar o seu caminhão em uma transportadora significa fidelizar o seu trabalho. Mas, você não precisa perder a sua liberdade.

Tomar a decisão de ter o seu próprio caminhão, por exemplo, pode ter sido motivada por uma experiência ruim com a cultura de outra empresa a qual você fez parte.

Quando você é o seu patrão, você decide suas regras ou com quem deseja se relacionar, mas suas responsabilidades também aumentam.

Com isso, o caminhoneiro se coloca à disposição para realizar os fretes combinados. Por, não ser um funcionário contratado, o caminhoneiro agregado tem a flexibilidade de realizar outros serviços. Ele possui o próprio caminhão, nada o impede de fechar outros serviços.

Você é o seu próprio patrão, são suas regras. Mas tome cuidado, pois algumas empresas exigirão projetos com horário combinado. Cuide para não se queimar, aceite apenas o que você consegue cumprir. Lembre-se, sua saúde em primeiro lugar.

3. Livre da concorrência desleal

Ao agregar caminhão em uma empresa, o profissional tem garantia no aumento no seu número de fretes.

Considerando que, muitos caminhoneiros autônomos precisam ficar um tempo parado em postos de gasolinas ou, em pontos estratégicos para encontrar serviços, esse novo cenário é bastante promissor. A chance de o motorista ficar parado por um longo tempo, esperando ou procurando cargas, é muito pequena.

Você é a sua própria concorrência. Agregar o seu caminhão em uma empresa é uma forma de estar livre de concorrência desleal e de ferramentas ou agenciadores.

4. Reconhecimento e reputação

O setor logístico é muito abrangente, e construir uma boa reputação é uma ótima maneira de se manter ativo e bem requisitado no mercado.

Como motorista agregado, isso se torna muito mais notável, pois o caminhoneiro possui um relacionamento mais estreito com a transportadora ao realizar serviços regulares.

Com o passar do tempo, as suas habilidades e virtudes acabam ficando evidentes. Assim, ele consegue construir uma carreira de sucesso de forma natural junto a transportadora.

Em longo prazo, essa autoridade resulta em indicações constantes e numa maior valorização dentro do mercado. Em outras palavras: trabalhando como agregado, o profissional consegue se tornar referência dentro de um setor bem concorrido.

5. Conta com o apoio da transportadora

Embora o caminhoneiro agregado não seja um funcionário da transportadora, ele muitas vezes dispõe de parte da infraestrutura da empresa e apoio operacional. Há casos em que, geralmente, a manutenção do próprio caminhão fica a cargo da transportadora.

Por ser um profissional recorrente nos centros de distribuição, há também uma flexibilidade à sua movimentação dentro do local. Tendo liberdade para utilizar ferramentas e equipamentos disponibilizados para os caminhões da empresa.

O motorista também aproveita a oportunidade para fazer networking e aumentar a sua lista de contatos profissionais.

Tudo isso, o ajuda a desenvolver o trabalho com mais qualidade e, ainda, melhora os seus conhecimentos em contato com outras pessoas do setor.

Conclusão

Enfim, as vantagens de agregar caminhão em uma empresa são inúmeras, tanto para você, motorista, quanto para a transportadora, que passa a contar com um profissional capacitado e fidelizado.

Resumindo: é uma relação ganha a ganha.

Agora, é hora de analisar as informações apresentadas e verificar se agregar caminhão em uma empresa é interessante para você.

A Latino Cargas, especialista no transporte rodoviário no Mercosul, reconhece a importância de apostar na capacidade empreendedora dos motoristas autônomos e investe nos seus parceiros agregados, para que eles cresçam junto com a empresa.

Os agregados da Latino Cargas possuem rotinas bem planejadas e rotas de retorno garantidas, além de benefícios exclusivos para quem já é motorista fidelizado.

Seja parceiro da Latino Cargas

Faça o seu cadastro agora mesmo!

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.