Logística Door to Door: o que você precisa saber?

Redação Latino Cargas
Em:  
Logística
Escrito por
Redação Latino Cargas

A logística door to door é uma modalidade que facilita para empresas que precisam transportar mercadorias em operações de alta complexidade, principalmente, em situações que exigem maior conhecimento, como nas operações de importação e exportação.

No mercado atual, nenhuma instituição pode se dar ao luxo de atrasar seus processos ou interromper o seu fluxo logístico. Para que o conhecimento técnico avançado não seja um entrave, criam-se serviços que resolvam situações mais complicadas. A modalidade door to door é um desses facilitadores.

Para ajudar você a entender mais sobre o tema, preparamos este artigo explicando o conceito de door to door na logística e as vantagens dessa modalidade.

O que é logística door to door?

Door to Door é uma expressão em inglês que, literalmente, significa “Porta a Porta”. Na logística, trata-se de uma operação completa, na qual um agente de cargas ou transportadora fica responsável por todo processo envolvendo o transporte da mercadoria, desde a coleta com a empresa contratante até a entrega para o cliente final.

Se você contrata uma parceira para executar a logística door to door, ela passa a ser encarregada por todo o planejamento. Isso inclui negociação de frete, escolha dos caminhões mais apropriados, definição de rotas e quaisquer outras ferramentas e acessórios fundamentais que atendam as necessidades do contratante.

Como o nome da operação sugere, é de fato um serviço que cobre todo o fluxo logístico de uma entrega. Entre os vários processos realizados por uma empresa na logística door to door, podemos citar:

  • coleta com o fornecedor da mercadoria;
  • cumprimento das legislações vigentes;
  • armazenagem da carga;
  • transporte rodoviário;
  • entrega da mercadoria.

Quando a logística door to door é indicada?

Como explicado, a logística door to door é uma operação de grande complexidade que exige muita expertise da empresa executante. Em situações que demandem maior conhecimento, como nas operações de importação e exportação.

Sabemos que a burocracia no Brasil não é algo simples. Para você enviar ou receber cargas estrangeiras é preciso entender e superar vários trâmites legais – basta um pequeno deslize para atrasar ou mesmo suspender vários processos.

Vamos a um exemplo para ficar mais simples: digamos que você precisa enviar uma mercadoria para algum país do Mercosul, como a Argentina, por exemplo. Para isso, é necessário entender não só da burocracia brasileira como também do outro país. Claro, é possível fazer isso, mas todo o processo pode despender muito tempo e dinheiro, onerando bastante a sua iniciativa.

Quando você contrata uma empresa experiente para realizar toda operação a situação muda completamente. O seu foco se mantém no core business do seu negócio.

Quais as principais vantagens da logística door to door?

A logística door to door é uma modalidade de otimização operacional, excelente para toda empresa que precisa realizar serviços de alta complexidade, como entrega ou recolhimento de mercadorias em outros países.

Mas, é lógico que uma prática de auto aperfeiçoamento, que pode ajudar nas situações mais complicadas, apresentaria outros benefícios.

Confira, abaixo, algumas das vantagens em contratar a logística Door to Door para o seu negócio.

1 Mais praticidade

A praticidade é provavelmente a principal vantagem para uma empresa que contrata o serviço door to door. Ao direcionar a responsabilidade da operação a um especialista, a contratante fica livre para focar esforços em outras áreas do negócio.

Sem a estratégia, era provável que a rotina da empresa ficasse mais pesada e cansativa, pois, devido à necessidade de resolução de cada ponto da operação.

Melhor comunicação

Embora a transportadora especialista fique responsável por todos os processos, a gestão da sua empresa também é afetada em razão da alta complexidade operacional.

A fim de se manter atualizada sobre o fluxo logístico, naturalmente há uma melhoria nos canais de comunicação da organização. Isso é importante para que nenhum dos participantes seja pego desprevenido em eventuais falhas ou adversidades.

3 Centralização das informações

Na logística door to door quem contrata o serviço conversa apenas com uma pessoa da empresa parceira. 

Com isso, há uma centralização das informações mais importantes, o que também favorece a otimização comunicacional citada no tópico anterior.

4 Facilidade de negociação e redução de custos

Imagine quanto tempo seria necessário para você negociar cada etapa em uma grande operação de exportação ou importação. Com certeza seria algo que demandaria um grande esforço para parte da sua gestão empresarial.

A logística door to door oferece duas vantagens que são essenciais para qualquer empreendimento: fácil negociação e redução de custos. Com a possibilidade de negociar todos os processos só com uma empresa, o fechamento de contrato se torna muito mais simples.

Além disso, não é preciso investir dinheiro em deslocamentos ou outras taxas comuns em negociações individuais.

Enfim, a logística door to door é essencial para quem precisa enviar mercadorias de alto valor, que necessitam de cuidado especial ou em operações de alta complexidade. Porém, antes de fechar um contrato de serviço é essencial conhecer o histórico e a expertise da empresa no mercado. 

Conte com uma transportadora internacional especialista no Mercosul e com alto conhecimento na logística door to door. A LCT pode ser a sua parceira ideal.

Fale com nossos especialistas agora mesmo!

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.