Logística Door to Door: Tudo o que você precisa saber

Redação Latino Cargas
Em:  
Logística
Escrito por
Redação Latino Cargas

A logística door to door é uma estratégia que facilita a rotina de empresas que precisam transportar mercadorias em operações de alta complexidade, como, por exemplo, em viagens internacionais.

No mercado atual, nenhuma instituição pode se dar ao luxo de atrasar seus processos ou interromper o seu fluxo logístico. Para que o conhecimento técnico avançado não seja um entrave, criam-se serviços que resolvam situações mais complicadas. O door to door é um desses facilitadores.

Para ajudar você a entender mais sobre o tema, preparamos este artigo explicando o conceito de door to door na logística, além das vantagens da estratégia. Continue com a gente e confira!

O que é a logística door to door?

Door to Door é uma expressão em inglês que, literalmente, significa “Porta a Porta”. Na logística, trata-se de uma operação completa, na qual um agente de cargas (transportadora) fica responsável por todo processo envolvendo a mercadoria, desde a coleta com a empresa contratante até a distribuição para o cliente final.

Se você tem uma empresa e contrata uma parceira para executar a logística door to door, ela passa a ser encarregada por todo o planejamento. Isso inclui negociação de frete, escolha dos caminhões mais apropriados, definição de rotas e quaisquer outras ferramentas e acessórios fundamentais que atendam as necessidades do contratante.

Como o nome da operação sugere, é de fato um serviço que cobre todo o fluxo logístico de uma entrega. Entre os vários processos realizados por uma empresa na logística door to door, podemos citar:

  • coleta com o fornecedor da mercadoria;
  • cumprimento das legislações vigentes;
  • armazenagem da carga;
  • tráfego rodoviário;
  • entrega da carga.

Quando a logística door to door é indicada para uma empresa?

Como explicado, a logística door to door é uma operação de grande complexidade que exige muita expertise da empresa executante. Em situações que demandem maior conhecimento, como importações e exportações, a estratégia é altamente recomendada.

Sabemos que a burocracia no Brasil não é algo simples. Para você enviar ou receber cargas estrangeiras é preciso entender e superar vários trâmites legais – basta um pequeno deslize para atrasar ou mesmo suspender vários processos.

Vamos a um exemplo para ficar mais simples: digamos que você precisa enviar uma mercadoria para um país do Mercosul. Para isso, é necessário entender não só da burocracia brasileira como também dos mecanismos do outro país. Claro, é possível fazer isso, mas todo o processo pode despender muito tempo e dinheiro, onerando bastante a sua iniciativa.

Quando você contrata uma empresa para realizar toda operação a situação muda completamente. O seu foco se mantém no core business do seu negócio. Com experiência no assunto, a parceira é capaz de gerir e executar todas as etapas até a entrega final.

Quais as vantagens de utilizar essa estratégia?

A logística door to door é uma estratégia de otimização operacional, excelente para toda empresa que precisa realizar serviços de alta complexidade, como entrega ou recolhimento de mercadorias em outros países.

Mas, é lógico que uma prática de auto aperfeiçoamento, que pode ajudar nas situações mais complicadas, apresentaria outros benefícios. Confira, abaixo, algumas das vantagens em contratar a modalidade para o seu negócio.

Mais praticidade

A praticidade é provavelmente a principal vantagem para uma empresa que contrata o serviço door to door. Ao direcionar a responsabilidade da operação a um especialista, a contratante fica livre para focar esforços em outras áreas do negócio.

Sem a estratégia, era provável que a rotina da empresa ficasse mais pesada e cansativa, pois, devido à necessidade de resolução de cada ponto da operação.

Melhor comunicação

Embora a transportadora especialista fique responsável por todos os processos, a gestão da sua empresa também é afetada em razão da alta complexidade operacional.

A fim de se manter atualizada sobre o fluxo logístico, naturalmente há uma melhoria nos canais de comunicação da organização. Isso é importante para que nenhum dos participantes seja pego desprevenido em eventuais falhas ou adversidades.

Centralização das informações

Na logística door to door quem contrata o serviço conversa apenas com uma pessoa da empresa parceira. 

Com isso, há uma centralização das informações mais importantes, o que também favorece a otimização comunicacional citada no tópico anterior.

Facilidade de negociação

Imagine quanto tempo seria necessário para você negociar cada etapa em uma grande operação de exportação ou importação. Com certeza seria algo que demandaria um grande esforço para parte da sua gestão empresarial.

A logística door to door oferece duas vantagens que são essenciais para qualquer empreendimento: fácil negociação e redução de custos. Com a possibilidade de negociar todos os processos só com uma empresa, o fechamento de contrato se torna muito mais simples.

Além disso, não é preciso investir dinheiro em deslocamentos ou outras taxas comuns em negociações individuais.

Enfim, a logística door to door é uma estratégia essencial para quem precisa enviar mercadorias de alto valor, que necessitam de cuidado especial ou em operações de alta complexidade. Porém, antes de fechar um contrato de serviço é essencial conhecer o histórico e a expertise da empresa no mercado. 

Priorize os parceiros com experiência de viagens internacionais, pois isso facilitará bastante os seus processos.

Quer contar uma transportadora com know how de mercado e alto conhecimento na logística door to door?

Entre em contato agora mesmo.

Foto de Pablo García Saldaña em Unsplash


Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.