Seguro de cargas para o transporte no Mercosul: qual a sua importância?

Redação Latino Cargas
Em:  
Segurança
Escrito por
Redação Latino Cargas

Devido a todos os riscos e imprevistos que uma operação logística apresenta a motoristas, transportadoras, indústrias importadoras e exportadoras em viagens internacionais, parece óbvia a necessidade de adoção de um seguro para transporte de cargas no Mercosul, não é mesmo?

Qual a importância do seguro de cargas para o transporte no Mercosul?

Mesmo sendo uma questão lógica, ainda há aqueles que questionam sobre a contratação ou não da proteção em viagens internacionais para transporte de cargas. Uma dúvida que não se sustenta, tendo em vista que com o seguro, todas as partes interessadas se tranquilizam em relação à operação logística.

Mas as vantagens da contratação vão além da segurança, e para mostrar a importância do seguro para transporte de cargas no Mercosul, preparamos este artigo explicando os principais pontos sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Quais são os tipos de seguro de transporte de cargas disponíveis?

Aqui no Brasil as empresas podem contratar dois tipos de seguros: o seguro de cargas nacional e o seguro de cargas internacional. Ambos compreendem bens e mercadorias e os variados modais de transporte: 

  • Marítimo;
  • Terrestre;
  • Aéreo.

Vamos conhecer mais sobre cada um dos modelos e ainda sobre o Seguro de Responsabilidade Civil. Acompanhe.

Seguro de cargas nacional

O Seguro de Transporte de Cargas Nacional garante que o dono da mercadoria não tenha nenhum prejuízo em caso de imprevistos durante a viagem, desde que toda a movimentação aconteça dentro do nosso país.

Transportadoras confiáveis já oferecem esse tipo de seguro no momento da contratação, garantindo mais tranquilidade ao cliente.

Seguro de cargas internacional

Esse é o modelo que contempla o Seguro para Transporte de Cargas no Mercosul, um serviço mais completo, que abrange diferentes modais dentro do seu leque de proteção.

A principal vantagem do Seguro Internacional é que a sua cobertura atravessa fronteiras, ou seja, o contratante é indenizado por eventuais danos ou perdas à carga transportada desde a sua origem até o destino final, seja uma operação dentro ou fora do Brasil.

Além de fatores relacionados à integridade da mercadoria, o seguro internacional tende a cobrir fretes, impostos e outras despesas do gênero.

O contrato desse modelo é baseado nos Termos Internacionais de Comércio (Incoterms), por isso é importante que tanto comprador quanto exportador tenham ciência sobre essas diretrizes antes de fechar negócio.

Seguro de responsabilidade civil

Além dos Seguros de cargas nacional e internacional, que são adicionais, existe também o Seguro de Responsabilidade Civil, que é obrigatório por lei aqui no Brasil. Um contrato que todo transportador deve fazer para assegurar que o proprietário da mercadoria não seja responsabilizado por eventuais danos durante a viagem.

Mas, por ser obrigatório, o Seguro de Responsabilidade Civil não é tão abrangente, cobrindo apenas prejuízos causados em eventuais acidentes.

Ficam de fora da proteção do seguro, por exemplo: 

  • avarias pela fragilidade da embalagem:
  • indenização por roubos;
  • prejuízos por furtos.

Como é feita a contratação do seguro para transporte de cargas no Mercosul?

O seguro para transporte de cargas no Mercosul é feito pelo transportador da mercadoria, através da contratação do serviço chamado: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (RCTR-VI).

O trâmite segue as diretrizes comerciais internacionais, que são consideradas para acertar detalhes como: 

  • necessidades de cuidados especiais;
  • tipos de mercadorias;
  • embalagens;
  • coberturas;
  • garantias;
  • destinos;
  • preços.

Duas coberturas são fundamentais no momento da contratação do seguro para transporte de cargas no Mercosul: 

  • Cobertura para danos materiais e corporais causados a terceiros;
  • Cobertura para danos a carga transportada.

Em geral, os contratos ainda permitem melhores ajustes em termos de segurança e garantia, possibilitando que ambas as partes sejam contempladas de maneira igual e que não restem dúvidas sobre o acordo.

Por que aderir ao seguro para transporte de cargas no Mercosul?

Sem dúvida, a contratação do seguro para transporte de cargas no Mercosul é importantíssimo para trazer tranquilidade a todos os envolvidos na operação. Mas, não é apenas no aspecto de segurança física da mercadoria que esse tipo de contratação é relevante.

Na prática, para transportar mercadorias pelo Mercosul sem correr o risco de ser barrado ou sofrer algum tipo de punição nos postos de fiscalização local, você precisa obrigatoriamente contar com um seguro de cargas internacional.

Como explicado, para viagens dentro do Brasil, basta o seguro de Responsabilidade Civil, ou o seguro nacional como adicional, pois você não terá que atravessar fronteiras. Agora, se a viagem for através dos países integrantes do Mercosul, a contratação do seguro internacional se faz extremamente necessária.

Todavia, ainda que não fosse uma obrigatoriedade, cabe você refletir: como garantir a proteção dos valores investidos na operação de transporte em uma viagem fora do seu país de origem?

Exatamente. A obrigatoriedade acaba sendo um detalhe, tendo em vista que o seguro para transporte de cargas no Mercosul é a maneira mais inteligente de você assegurar o seu investimento em uma operação logística, além das fronteiras brasileiras.

Em suma, riscos e imprevistos sempre existirão em viagens logísticas, e quando acontecem em territórios internacionais o cenário de imprevisibilidade só aumenta. Nesse sentido, não dá para abrir mão do seguro de cargas para o transporte no Mercosul, tanto em termos de segurança quanto em termos legais.

Por causa da grande participação do transportador na contratação do seguro internacional, o ideal é que nessas operações você conte com transportadoras com know how e credibilidade no mercado, como a Latino Cargas.

Você deseja importar ou exportar no Mercosul?

Se você é uma indústria e precisa de um parceiro especialista no transporte do Mercosul, você precisa conhecer a Latino Cargas. Deixe-nos entender os seus desafios para te apresentar soluções que contribuem para o sucesso das suas operações.

Faça sua cotação online e nossos especialistas entrarão em contato com você!

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.