Qual a diferença entre logística Inbound e Outbound?

Redação Latino Cargas
Em:  
Logística
Escrito por
Redação Latino Cargas

No setor de transportes, a logística é parte fundamental para que tudo funcione bem. Mas você sabe qual a diferença entre logística inbound e outbound?

Qual a diferença entre logística Inbound e Outbound?

Os gestores logísticos sabem da dificuldade de lidarem com a cadeia de suprimentos de modo eficaz. Nesse sentido, é importante organizar todo o fluxo de maneira que a logística inbound e outbound funcionem com sincronicidade em cada etapa.

Desde o seu surgimento, a logística se mostrou essencial para o crescimento de um negócio, afinal, é esse setor que organiza os processos, elenca prioridades, cuida dos fornecedores e reduz custos. Portanto, entender a logística inbound e outbound e otimizar as suas operações, é necessário para manter o crescimento da empresa. Para entender melhor sobre o assunto, leia o conteúdo até o final.

O que é logística inbound?

A logística é a peça essencial de uma empresa para melhorar a qualidade da prestação de serviço e se diferenciar no mercado. Especificamente no caso da logística inbound, ela refere-se a toda parte de logística desde o fornecedor até a sua empresa. Assim, o foco dessa operação se dá no fornecimento de matéria-prima, com controle de entrada de insumos, bens e serviços de uma organização.

Portanto, todas as operações que dizem respeito ao armazenamento, transporte, entrega de materiais fica sob responsabilidade da logística inbound. O gestor dessa área deve se preocupar, principalmente, com pesquisa de preços e gestão de fornecedores, estoque, retorno de embalagens, dados do setor de compras, auditoria de qualidade de matéria-prima, controle de estoque para atender a demanda de produção e transporte do fornecedor até a empresa.

A logística inbound é preponderante para o supply chain. Afinal, é necessário que cada setor esteja alinhado com os demais para que o fluxo aconteça dentro do programado. Ou seja, se as matérias-prima chegarem atrasadas ou com má qualidade, todo o processo será impactado negativamente. Dessa forma, é responsabilidade do gestor fazer boas parcerias com fornecedores, para que haja controle nos prazos e a logística inbound é responsável por isso.

Quais os benefícios da logística inbound?

  • Controle na entrada e saída de mercadorias;
  • parceria com os melhores gestores;
  • operações mais alinhadas com os objetivos da empresa;
  • armazenamento e gestão de cargas simplificada;
  • diminuição nos erros, perdas e avarias, consequentemente, redução de custos;
  • aprimoramento do fluxo de informações.

O que é logística outbound?

A logística outbound dá continuação a esse processo, só que agora na outra ponta. Se a logística inbound trata do fluxo entre fornecedor e empresa, a logística outbound cuida do fluxo entre empresa e consumidor final. Ou seja, as atividades logísticas relacionadas à pós-produção. Nesse caso, o gestor da logística outbound é responsável por todas as ações desde a mercadoria saindo da empresa até a chegada ao cliente final.

Portanto, essa parte cuida do planejamento das rotas de entrega, qualidade da embalagem, endereços corretos, emissão de documentos para os motoristas e notas fiscais dos produtos, logística reversa, movimentação de carga nos galpões, rastreamento da entrega e contratação de transportadoras para envio dos produtos. Nesse sentido, podemos dizer que uma logística complementa a outra. Assim, se uma não estiver alinhada, dificilmente a outra funcionará bem.

Quais os benefícios da logística outbound?

  • Adequar o giro de estoque, sem ter excesso ou falta de produtos;
  • melhorar a qualidade das entregas e o cumprimento de prazos;
  • fidelizar clientes e melhorar o atendimento;
  • gerir com eficácia a logística até o consumidor final.

Qual o impacto da logística Inbound e Outbound na gestão de uma empresa?

Apesar de serem complementares, é importante entender a diferença entre a logística inbound e outbound, pois cada uma delas possui necessidades e particularidades diferentes.

Sabemos que a cadeia de suprimentos possui um papel altamente estratégico nas empresas. Assim, é importante que cada logística esteja alinhada com seus objetivos e metas, pois caso algum dos setores não esteja atingindo os resultados, fica mais fácil adequar e aperfeiçoar a gestão.

Como cada etapa possui sua especificidade, o gestor deve considerar cada ponto individualmente. Por exemplo, no caso da logística inbound os processos têm mais relação com a organização interna da equipe. Já no caso da logística outbound, os fatores mais importantes são externos, assim, não estão no controle do gestor. Isso tudo deve ser levado em conta para proposição de metas e análise de resultados.

Sendo assim, um olhar cuidadoso em relação a esses dois conceitos colabora para que a empresa conquiste melhores resultados em toda a cadeia. Entender como a logística inbound e outbound funcionam, bem como suas diferentes características e demandas, é crucial para ter um negócio competitivo e operando em alta performance.

Conheça a Latino Cargas LCT

Dessa forma, concluímos que é fundamental entender bem as atribuições da logística inbound e outbound e tratá-las de modo diferenciado na sua empresa. Além de todos os pontos já abordados no texto, essa organização impacta diretamente nos custos não só da empresa quanto do produto para o consumidor final.

Portanto, uma logística inbound bem feita corta custos desnecessários, evitando erros de comunicação e desalinhamento com fornecedores. Já no caso da logística outbound, a melhor maneira de armazenar produtos e a escolha das melhores transportadoras, com centros de distribuição estratégicos, garantem rapidez nas entregas, diminuindo custos com motoristas.  

Com inteligência logística, é possível analisar se sua empresa precisa de parceiros para efetuar o transporte e em que fase eles são necessários. Se esse for o caso da sua organização, você pode contar com a LCT.

Para otimizar a logística inbound e outbound da sua organização, você pode contar conosco. A Latino Cargas LCT possui experiência no transporte rodoviário de cargas no Mercosul e ajudamos a criar soluções logísticas para a cadeia de suprimentos nacional e internacional. Para saber mais, entre em contato conosco e faça uma cotação!

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.