Caminhoneiro: Diferenças entre Funcionário, Autônomo e Agregado

Em:  
Terceirização
Escrito por

Você trabalha como profissional autônomo, mas está pensando em se conectar com uma empresa? Ou você tem se interessado no ramo de caminhões agregados, mas não conhece bem quais são os benefícios? Este post vai te ajudar a entender quais são as diferenças entre caminhoneiros autônomos, funcionários e agregados. 

Você sabia que mais da metade do transporte rodoviário no Brasil é feito por pequenas empresas e profissionais autônomos? Com esse alto índice, grandes transportadores adotaram medidas para não serem prejudicadas no mercado. Como solução, elas estão aumentando cada vez mais suas frotas de caminhões agregados.

Funcionário

Um colaborador fixo da empresa é um funcionário com carteira de trabalho assinada e jornada de trabalho determinada. Ele possui direitos trabalhistas e previdenciários e utiliza a frota da própria empresa em que atua, ou seja, não é dono do caminhão, não tendo que arcar com as despesas de manutenção.

Autônomo

O caminhoneiro autônomo é dono do próprio negócio e do caminhão. Ele possui horários flexíveis e negocia livremente os valores, mas por outro lado tem que gerenciar e buscar trabalhos sozinho. Não possui um volume de trabalho certo e tem que arcar com as despesas de manutenção do veículo.

Agregado

O caminhoneiro agregado fideliza seus serviços a uma empresa maior de transportadora, mas é dono do próprio veículo. É como se fosse um empresário, mas que segue regras de outra empresa. Não possui vínculo com a empresa, mas desempenha a prestação de serviço como se fosse um funcionário. Por ter que arcar com as despesas de manutenção, normalmente recebe benefícios exclusivos..

Quais as vantagens de agregar seu caminhão?

Você tem a garantia de trabalho certo, a empresa que se responsabiliza em agendar e definir seus serviços. Ao se fidelizar a uma empresa você garante uma logística bem estruturada e uma maior segurança dos seus ganhos mensais, pois é definido o número de fretes que você irá realizar. Outra grande vantagem é que, além dos serviços prestados para a empresa, você pode realizar fretes particulares, já que o caminhão é seu, em momentos de folga.

Como é a sua realidade atualmente? Quais desafios você enfrenta? Gostaria de compartilhar com a gente?

Fique a vontade para ler as 5 vantagens de se tornar agregado de uma transportadora.

Recomendo para você

Voltar ao Blog

Receba nosso conteúdo exclusivo no seu email

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.